Eletrônic Club
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» O que é o PIC
ARDUINO: O que é e para que serve Empty11.05.15 17:43 por Guilherme

» ARDUINO: O que é e para que serve
ARDUINO: O que é e para que serve Empty11.05.15 17:24 por Guilherme

Top dos mais postadores
Guilherme
ARDUINO: O que é e para que serve I_vote_lcapARDUINO: O que é e para que serve I_voting_barARDUINO: O que é e para que serve I_vote_rcap 

Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário

Quem está conectado?
1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 4 em 09.11.21 21:45

ARDUINO: O que é e para que serve

Ir para baixo

11052015

Mensagem 

ARDUINO: O que é e para que serve Empty ARDUINO: O que é e para que serve




Arduino é uma placa que você mesmo pode programar e usar para controlar os mais diversos equipamentos. Para começarmos a mostrar do que essa placa é capaz, veja esta foto abaixo, de uma placa chamada Arduino Uno, uma das versões mais comuns :

ARDUINO: O que é e para que serve Arduino_Uno

Repare que ela tem uma porta USB, e vários conectores ao longo da placa. A USB serve tanto para alimentação da placa como para comunicação com o PC. É por meio da USB que você vai carregar um programa na memória do Arduino. Ao lado do conector USB, há uma entrada para fonte externa. Desta maneira, você pode utilizar o Arduino sem precisar de um computador.

Os tais conectores são, em sua maioria, as chamadas PORTAS do Arduino. Existem as portas digitais, que basicamente ficam em estado alto (ligado) ou baixo (desligado), e as portas analógicas, que aceitam valores intermediários, ou seja, variações de tensão. É por meio dessas portas que você consegue acender um led, acionar um relé ou obter uma leitura de um sensor. O microcontrolador ATMEGA é o cérebro da placa, e controla tudo isso.

Programas em Arduino

A programação do Arduino usa uma linguagem baseada no C/C++, em um pequeno ambiente de programação chamado IDE, que roda tanto em Windows como em Linux ou Mac. Percebe-se que o Arduino é uma plataforma bem democrática :

ARDUINO: O que é e para que serve IDE_Original_Fundo_Branco

IDE - Ambiente de programação do Arduino
Existem inúmeros sensores para serem utilizados com o Arduino : sensores de presença, sensores de luz, sensores magnéticos, sensores ópticos. Podemos também ligá-lo à relés, efetuar comunicação via Bluetooth, wireless e ethernet (rede). Dessa forma, podemos controlar um Arduino de qualquer lugar do mundo.

ARDUINO: O que é e para que serve Sensores+Arduino
Sensores Arduino (Imagem : DFROBOT)

Por ser uma plataforma de hardware livre, pode-se copiar e adaptar o hardware livremente, tanto que temos versões da placa chamadas Funduino, Arduino Uno Tupiniquim,  e  Severino, entre outras versões. Você mesmo pode comprar os componentes e montar um Arduino sozinho: a variedade de tutoriais e esquemas disponibilizados na internet é imensa.

Placas Arduino

O Arduino Uno é uma das várias placas da família Arduino. Existem versões maiores, como o Arduino Mega, que disponibiliza mais portas, o que significa que podemos acionar mais lâmpadas, motores, sensores, e o que mais vier à cabeça. Veja nas imagens abaixo algumas versões das placas oficiais :

ARDUINO: O que é e para que serve Placas+Arduino

Placas Arduino
Guilherme
Guilherme
Admin

Mensagens : 2
Pontos : 163808
Data de inscrição : 08/05/2015
Idade : 22

https://eletronicclub.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos